quarta-feira, 7 de junho de 2017

QUANDO O LÍDER CAI

Umas das coisas mais difíceis é quando um líder peca. Quando ele se deixa levar pelas tentações, vacila como Davi (2 Sam 12), como Salomão,que se prostituíram, e até pastores têm caído nisso.
Nem sempre é culpa totalmente dele, é uma série de coisas, como relacionamento familiar, com a mulher principalmente. Há muitos obreiros sofrendo por causa de mulheres que não se guardaram, e para não perderem o cargo, aguentam, e vão sofrendo tudo calado, resignado, para não haver escândalos. Isso é louvável da parte deles. Seria desastroso para os filhos e para a igreja. Nem sempre é fácil tomar uma decisão agir como homem. Se agissem assim, perderia o cargo, e amargaria uma família destruída. Que culpa têm os filhos? Porque devem sofrer?
E quando é o obreiro quem peca? Não precisa ser obreiro, claro, mas qualquer um pode pecar. Quando é o líder de família, o diácono, o pastor, o presbítero, evangelista, ou outro líder qualquer? Terrível. Em qualquer denominação há isso. Nos EUA, um pastor se matou porque descobriram que ele acessava sites pornôs, o outro, porque traía a mulher. Casos como esses se tornaram quase comuns.
A verdade é que quando isso acontece, os liderados sofrem, a igreja sofre, e é uma confusão. Há um esforço enorme para que isso não se espalhe (imagine o escândalo se todos souberem!) pois seria ruim para a igreja.
Mas a queda pode ser de várias formas. Quando não é por causa de pecados sexuais, é financeiro, é por cargos, etc. Vejam o caso da CGADB, que é uma das coisas que mais está envergonhado a igreja no Brasil, atualmente. A queda vem de várias formas. Por isso devemos nos apegar com Jesus, e não com homens, com pastores, nossa rocha é Cristo, pois está conosco todos os dias, com disse ele em Mateus 28. 15ss. É ele nossa firmeza.
Por esses dias, em um site sensacionalista gospel, foi divulgado um áudio de um pastor devasso, onde ele dizia coisas obscenas sobre sua amante. Pastores de bodes, endemoniados transvestidos de ovelhas.
O líder deve ter muito cuidado, pois se ele erra, pode levar muitos com ele, infelizmente. O problema é quando se tem mais respeito a um líder do que a Cristo, pois se ele se perverter, pode levar com ele essas pessoas. Aí não é só um que morre,mais muitos.
Então, nos apeguemos firmemente com Jesus, pois só ele é nossa força, como diz Hebreus 12. Oremos pelos pastores e pela igreja de Deus