segunda-feira, 19 de junho de 2017

COMO AS MULHERES SE MAQUIAVAM NA ÉPOCA DE JESUS

pente romano
Muita coisa do século I ainda hoje ocorre, pois as mulheres sempre tiveram a mesma coisa, a   mesma vaidade, em qualquer época.
Elas usavam de tudo, como perfumes diversos, pentes, espelhos de bronze, cosméticos diversos, que teve sua origem no Egito Antigo, onde era mais usado pelas prostitutas, principalmente o batom vermelho.
HAVIA O USO DE VÁRIOS TIPOS DE PENTEADOS, como ainda hoje fazem, do tipo coque, tranças, manicure, pedicure, entre outras. Havia também uma maquiagem feita com a mistura de carvão e óleo mineral, usavam sombra verde, feito com malequita. Havia outro, de cor vermelha, que vinha de uma mistura de insetos com pigmentos. Para pintar as unhas, misturam óleo vegetal e certos pigmentos coloridos. Hoje é o esmalte. 
Em Roma, usavam miolo de pão, trigo e leite. As mulheres lavavam-se em leite, afim de manter a pele bonita, e o corpo saudável. Da mesma forma, usavam uma mistura de leite de jumenta, miolo de pão,trigo e leite com a mesma finalidade. Além disso, existia o costume de usar farinha de fava e miolo de pão, de novo. E sulfeto negro de chumbo, citado em Ezequiel 23.40. Era bem interessante as formas que as mulheres tinam de se vestir naquela época. Sempre vaidosas, sempre querendo aparecer bonitas, ter a pele linda, macia como azeite ou mel. As mulheres não mudam!
objetos utilizados em Roma antiga, nas roupas e maquiagens.
Já nas roupas, elas usavam um pouco diferenciada dos homens, pois as roupas das mulheres eram bem compridas, enquanto que as dos homens eram até os joelhos. Os tipos eram roupas de baixo de linho comprido; roupa de baixo curta; roupão e cinto, que podia ser colorido. Naquela época as roupas eram bem caras, e as pessoas, geralmente, só usavam uma, os mais afortunados. Os pobres sofriam muito com isso. Tanto que era um costume de alguém bem rico, dar uma festa e emprestar as roupas para serem usadas naquela festa, por que eram caras, e nem todos podiam comprar uma.
Até o próprio Isaías fala sobre isso em seu livro, as maquiagens que as mulheres usavam naquela época (Is 3.18-21). Era comum o uso de brincos e pingentes, até os mais santos servos de Deus usavam, pois naqueles tempos antigos não havia essa diferenciação sobre usos de jóias. Era como hoje, onde há povos que ainda usam uma vestimenta parecidas com saias, e nada tem que ver com pecado, é a cultura deles, e era tão comum quanto hoje as mulheres usarem sutiãs ou os homens cuecas. é BOM EXPLICAR ISSO, POIS ALGUNS IRMÃOS FICAM ISOLANDO TERMOS AQUI DESCRITOS, como se isso fosse pecado, que Deus não quis que as mulheres usassem isso. Não, nada a ver.
A vaidade das mulheres, como se vê, sempre foi a mesma, em todas as épocas, ainda hoje persiste.

por Leo Nardus Mouras

GOWER, Ralph; Usos e Costumes dos Tempos Bíblicos, 1 ed, 2002, Casa Publicadora das Assembleias de Deus, Rio de Janeiro.