quinta-feira, 1 de junho de 2017

ADRIANO NOBRE ENSINOU PORTUGUÊS A DANIEL BERG E A GUNNAR VINGREN

Quando se estuda a História dos pioneiros, da Assembleia de Deus, ficamos sabendo que Daniel Berg e Gunnar Vingren aprenderam Português, mas não diz quem foi que ensinou a eles. Pois bem, ficaremos sabendo agora.
Foi o pioneiro Adriano Nobr, que pregou em Pernambuco antes de Joel Carlson, quem ensinou nossa língua a esses pioneiros, mas a história oficial ( ou oficiosa) esconde isso do povo, simplesmente pelo fato do pioneiro ter se desviado, por um tempo, da Assembleia de Deus,e seguido heresias, tendo voltado, um tempo depois, para a verdade. Mas depois desse erro dele, não foi mais aceito como pioneiro, e morreu desprezado. Infelizmente essa mania de desprezar obreiro que pecou, na igreja, vem de longe.
Até a mulher de Gunnar Vingren, Frida Vingren, foi ensinada por ele. É desonestidade esconder isso do povo, que fica sem saber a verdadeira história de nossa igreja. É algo similar ao que ocorre em relação aos outros pastores que foram líderes da igreja em Pernambuco,como em um artigo meu. Há também algo relacionado a Joel Carlson. Mesmo ficando afastado da verdade por um tempo apenas, mas foram pastores de nossa igreja. Não é certo esconder essa informação do povo. Nossa história tem muito mais coisas do que essa que nos dizem. Vamos investigar. Ela é "filtrada" para que os fatos mais bonitos, mais aceitáveis, venham à tona, mas não é isso que a Bíblia ensina. Já pensou se ela escondesse as nojeiras que Davi fez, ou a mentira de Abraão, o medo de Elias, entre outras fraquezas?
Adriano Nobre também foi autor de vários hinos da Harpa, os hinos 2,3,10 e 413. Foi ele quem organizou também a Harpa Cristã, em Recife, e quem queria a Harpa pedia a ele. Mesmo assim o pioneiro foi esquecido e desprezado por haver se desviado e seguido algumas heresias. Não importa, pois ele voltou para a verdade, mas, mesmo assim, foi desprezado. Que lástima.
Espero que isso esteja mudando em nossa igreja. Não é pelo fato de alguém ter pecado que ela não está mais qualificada para Deus. Se pediu perdão, tudo volta ao normal.