segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

SÍNTESE HISTÓRICA. ASSEMBLEIA DE DEUS ABREU E LIMA 80 ANOS

Impressão: Gráfica Flamar
Páginas: 152
Autores: Roberto José dos Santos; Altair Germano; Dário José de Souza, e Esdras Cabral de Melo

A história da igreja é sempre importante saber, até porque se fazemos parte dela, é nossa obrigação isso.
É por isso que há um livro interessante, mesmo sendo uma sítese histórica, é importante por causa do conhecimento que ele passa, da origem da igreja em Pernambuco,principamente em Abreu e Lima, e  uma pequena parte da história de Recife, que muita gente desconhece.
È isso que faz o livro aqui mencionado, tendo como   autores o pastor de Abreu e Lima, e o pastor Altair Germano,Dário Tavares, e o irmão Esdras Cabral, que se esforçaram para dar uma informação, embora consisa, mas que fosse relevante.
O livro é dividido em três partes. Na primeira parte, ele fala como o evangelho chegou ao Brasil,e fala de modo bem rápido, através dos irmãos suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que deram suas vidas para que essa semente frutificasse logo. Na segunda parte, começa a falar da igreja de Abreu, desde a origem, do irmão mascate que pregou o evangelho lá, do antigo nome, que era Maricota, fala das perseguições promovidas pela família Lungrend, da expulsão das fábricas desses empresários e muitos outros assuntos, que vale a pena ter acesso. Na terceira parte, há uma galaleria de fotos, e uma relação enorme de obreiros dessa igreja, e de outras coisas relevantes, como os 80 anos do jubileu- Jubileu de Carvalho, festa grandiosa realizada nesse lugar.
Um dos pontos altos dele, é a menção que os autores fazem da igreja de Recife, dos pastores que antecederam o pastor José Amaro, do pastor que foi afastado de suas funções, por motivos não revelados pelos autores, e, por isso, deixa o leitor curioso para saber a verdadeira razão.
O livro é recomendado para pessoas evangélicas,primeiramente, interessados na história da igreja de Pernambuco, para pastores e irmãos em geral, que gostam de saber sobre a origem da igreja que faz parte, para professores de escolas dominicais, entre outros. É recomendável, e vale a pena, por causa do bom conteúdo que tem, e porque por falta, no mercado, de autores pernambucanos que falem sobre nossa história.