sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

PASTORES PIONEIROS DE RECIFE FORAM ESQUECIDOS

Foi presidente da Assembleia de Deus em Recife
É comum vermos as fotos de alguns pastores das Assembleias de Deus, no Templo Central, principalmente nas festas, e sempre lá estãos os nomes dos pastores  Joel Carlson, pioneiro, José Amaro, pastor Leôncio, e o pastor atual, Aílton José Alves, o que realizou grandes mudanças na denominação, e a deixou tão robusta.
No entanto, alguns pastores não são citados, mas que ocuparam a presidência das Assembleias de Deus de Recife, como os pastores José Bezerra, pastor Manoel Messias, e o pastor Joaquim Gomes da Silva, que antecederam o pastor José Amaro. Este último da lista, pastor Joaquim Gomes, ocupou a presidência das Assembleias de Deus do período de 02 de novembro de 1955, a 23 de maio de 1956, após a saída do pastor Manoel Messias. Isso faz  parte da história da igreja de Recife, documentada no livro escrito, entre outros escritores, pelo presidente das Assembleias de Deus de abreu e Lima, José Roberto, e do pastor Altair Germano, no livro "Síntese Histórica -Assembleia de Deus em Abreu e Lima,80 Anos" (Gráfica  Flamar) 2008. São dados comprovados, para quem se interessar.
Talvez não incluíssem no rol de  pastores, o pastor Joaquim Gomes,que, após o pastor José Amaro ter assumido a igreja recifense, saiu para a igreja O Brasil para Cristo, mas voltou para sua igreja de origem pouco antes de morrer.
Bem, é importante que a igreja fique a par desses fatos, pois é nossa história também.


Fonte: Síntese Histórica da Assembleia de Deus em Abreu e Lima, Flamar, 2008.