quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

PASTOR OMENA TEM LIVRO SOBRE A IGREJA EM PERNAMBUCO

Muita gente não sabe, mas o pastor Eraldo Omena, ministro da IEADPE,que é um dos pioneiros ainda vivo, escreveu um livro intitulado "Sintese Histórica da Assembleia de Deus em Pernambuco" (Figueira Leal, 1993) onde conta a história de nossa igreja, e algo bem interessante também, como o fato de ter sido Adriano Nobre, e não gunnar Vingren, que começou a assembleia de Deus em nossa terra pernambucana. Mas muitos acham ainda que foi Gunnar Vingren. Eis o que diz o pastor Omena:

“Quando tudo parecia fomentar a continuidade de uma situação mórbida e sem perspectiva de vida, os pernambucanos tiveram a felicidade de ver chegar à capital de seu Estado um servo de Deus procedente de Belém do Pará, chamado Adriano Nobre, que servia ao Senhor, como cooperador do missionário Gunnar Vingren, e pregava o evangelho às polpulações justafluviais da bacia amazônica. […] Enviado pelo missionário Gunnar Vingren, Adriano Nobre chegou a Recife, capital do Estado de Pernambuco, no ano de 1916, com o objetivo de anunciar o evangelho pleno, por ter em seu contexto a doutrina sobre os dons espirituais e as orações proferidas em grupo, também era chamado de Movimento Pentecostal.” (OMENA, 1993, p. 10-11)

Além do pastor Omena, há outro assembeiano famoso e muito influente, de nossa igreja, o pernambucano Silas Daniel, que disse:
“Foi Adriano Nobre quem também ministrou aos pioneiros as primeiras lições de língua portuguesa, tendo se tornado depois um obreiro valoroso a serviço do Movimento Pentecostal. Ele, por exemplo, antecedeu o missionário Joel Carlson em Recife, tendo evangelizado aquele Estado de 1916 a 1918, chegando a batizar dois crentes no Rio Capibaribe, entre eles airmã Luli Ramos. Em 1933, porém, já havia algum tempo que Nobre se envolvera com novas doutrinas.” (DANIEL, 2004, p. 73-74)

Creio ser importante isso, pois podemos saber a história de nossa igreja,e isso fortalece nossa identidade também.
Creio ser importante publicar novamente o livro do pastor Omena, pela Bereia, nossa boa editora.