sábado, 14 de janeiro de 2017

ATITUDES ERRADAS DE UMA IGREJA MÁ


É incrível como a Igreja Católica agiu com uma maldade tremenda, entre muitas vezes na história do nosso país, quando ela era a religião do Estado, e, assim, era Dom Pedro II quem nomeava os arcebispos aqui.
Por causa do poder dado a ela, tinha autonomia sobre os cemitérios em todo o pais, pois na época a prefeitura não fazia esse trabalho, era da dita igreja, a qual não deixava ser enterrado nesses cemitérios a não ser quem morresse na fé católica.
Quantos missionários presbiterianos e trabalhadores germânicos não foram enterrados nas florestas, por que essa igreja empedia que os protestantes, como eram chamados pela igreja todos os alemães,americanos e ingleses, foram enterrados nas florestas, por que isso lhes foi negado? Vejam só, a igreja que se dizia de Jesus Cristo, não permitia que fossem enterradas pessoas que não fossem católicas! Pois bem, numa dessas nem o general Abreu e Lima, tão ilustre já nessa época, seculo XIX, não queriam que enterrassem em um cemitério! Vejam o poder que essa igreja tinha.
Ainda bem que não é mais assim. Hoje, nós, cristãos, podemos ser enterrados em qualquer cemitério que tiver na cidade. Por isso que temos o cemitério dos ingleses póximo à Cruz Cabugá, Recife, PE, ali, naquele cruzamento. Era por que os trabalhadores das companhias de estradas de ferro do Brasil todo, técnicos estrangeiros, os únicos que eram preparados para isso, pois o Brasil não tinha mão de obra qualificada, eram de países protestantes. Onde a Igreja Católica dominava, o atraso era uma certeza. E olhe que esses homens traziam progresso em todos os sentidos, esses trabalhadores germânicos, ingleses e americanos, todos qualificadíssimos, e a igreja não deixava que fossem enterrados! Não se nega um enterro nem a um animal, quanto mais um ser humano! Não se pode negar a última prova de amor a uma pessoa, mesmo que seja um delinquente. Coisas de nossa história do Brasil.