segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A HIPÉRBOLE DE DAVI NO SALMO 6


Hipérbole:
substantivo feminino
1. estl ret ênfase expressiva resultante do exagero da significação linguística; auxese, exageração (p.ex.: morrer de medo, estourar de rir ).
Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas.. (Salmo 6.6)
Esse versículo acima é de um salmo de Davi, onde ele expressa grande pesar por uma tristeza que teve na vida que o fez sofrer bastante. Ele chorou tanto, e ficou tão triste, que fez nadar sua cama; claro que isso não foi literalmente, mas apenas ele usou uma figura chamada de hipérbole, que é o exagero da linguagem para enfatizar uma mensagem.
É isso que muita gente não sabe. Por isso distorce a Bíblia, e nao entendem sua mensagem. Para que ela fique clara, entendam ela como uma hipérbole, muito comum na Bíblia, para enfatizar sua mensagem. Antes de ler a Bíblia, tenha isso em mente, que os livros poéticos são assim, e até os que são prosa, como Isaias e Jeremias, que usam riquíssimas linguagens poéticas neles.
É um perigo pensar que tudo na Bíblia é literal, pois ela usa muitas figuras de linguagens como essa acima.É linda a Bíblia, até como riquesa literária. Leiamos sempre ela.
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre