terça-feira, 25 de agosto de 2015

CULTO DE DOUTRINA: BARA, UMA NOVA CRIATURA


Foi de grande proveito o culto de doutrina nesse quarta semana de agosto. Estiveram presentes as comissões de Azulão,Maranguape 1,e Liberato. Cantaram hinos lindos, sem precisar ser imprecatórios, do tipo que quer a derrota do inimigo, mas que não fala em amor, em louvor a Deus, só vitória a qualquer custo, mesmo que a pessoa não esteja em fidelidade, como dá a entender as letras vazias, na maioria das vezes. Pelo menos essas comissões cantaram hinos com boas letras. Talvez porque o pastor Ailton reclamou certa vez. O templo lotado, o púlpito idem. Infelizmente, o pastor Aílton, em viagem aos EUA, não pôde dar sua preleção, mas seu filho,o vice-presidente da Assembleia de Deus de Recife,pastor Aílton Júnior, esteve lá, e deu o estudo. Foi uma bênção também, e proveitoso para a obra de Deus. Recebi uma linda mensagem de Deus, de exortação, e acredito e espero que melhore muito em minha vida espiritual agora, sabendo onde está minha falha, segundo Deus mostrou.
O pastor Junior leu em Ef 5.8-10, versando sobre o novo homem, que é criado segundo a imagem de Deus. Esse termo novo, é derivado do hebraico, da palavra "bara", que quer dizer algo que ainda nao existe, inédito, novo, como no Gênesis, e também em Isaías 43.19, o mesmo termo aparece. Os versículos lidos foram os seguintes: Sl51.10; 32.39; Ez 33.25, 26,27; Nm 19.9,13,2o,21. Em Números, o sentido usado é da água da separação. É também usado em Ez 33.25, onde Deus fala que vai separar Israel das outras nações, para que seja um servo só dele. Na preleção, o pastor Junior tentou mostrar, como fez, que a doutrina do novo nascimento existe desde o Antigo Testamento, como em Ez 18.29-32, onde Deus afirma que faria um novo homem, dando-lhe uma nova natureza, um novo ser, que é o sentido de coração todas as vezes que aparece na Bíblia, ou pelo menos na maior parte das vezes, 876, significa a totalidade do ser.
Continuando, o pastor falou também que a Palavra mostra que, no Novo Testamento, há, também, o mandamento de que vivamos em santidade, pois é um mandamento eterno. O apóstolo Pedro repetiu o que disse IAVÉ no Pentateuco: "sede santos porque,eu, o Senhor, sou santo". Como ele é o modelo supremo de santidade, justiça e perfeição, sigamos os seus passos. Os versículos usados foram Lv 19,1,7; 2 Tm 2.19; Sl 26.4,5; Pv 4.14,15; Jr 15.17; 1 Pd 4.3,4.
Saí de lá alegre, por Deus ter falado comigo e mostrado onde estou fraco, e preciso crescer, e também onde estou firme, mas que preciso melhorar. Não perde nada quem vai, só cresce.Perde quem pode ir e não vai.