segunda-feira, 16 de junho de 2014

NO TEMPO EM QUE TV ERA PECADO


Resultado de imagem para TVLembro bem desse tempo de ideias tão ingênuas! Vi muitos ministros e outros pregadores vociferarem com a maior certeza do mundo que televisão era pecado. "Provavam", não sei como, que era pecado, e que "crente que tem TV em casa não vai para o céu"! Diziam isso com a maior certeza do mundo!
Todos os pregadores,nos anos oitenta e noventa, sem exceção, falavam isso e usavam versículos, principalmente o de Ezequiel 8.12, onde fala sobre as câmaras pintadas de imagens, e usavam uma hermenêutica doentia para isso, forçando o texto bíblico. Nos círculos de oração era a "doutrina" mais falada. Se Jesus viesse e encontrasse televisão na casa de um servo dele, esse ficaria, diziam. E falavam das programações, de gente que escondia TV no quarto, de diáconos e presbíteros que tinham esse aparelho em casa, enquanto pregavam nos púlpitos que isso era errado. Que coisa mais estranha!
É verdade que muitas programações eram e são pura cachorrices, prostituição, pervertem a mente, e estimulam o sexo antes do tempo, nas meninas e meninos, principalmente. Há muita nojeira na TV ainda.Já naquela época era assim. Era um bom conselho, mas só erravam na abordagem.Nesse ponto eles estavam certos.
O exagero nesse tempo era enorme! Os assembleianos nunca foram dados ao conhecimento teológico,como os batistas e presbiterianos; em compensação, eles não acreditam nos dons espirituais para hoje,  até agora, pois a tudo espiritualizavam, e era natural que pensassem assim. Ler  sempre foi a nossa dificuldade, examinar a Bíblia a fundo, a exegese, a hermenêutica; pelo menos entender o contexto do capítulo, contextos histórico, cultural, para que a compreensão da Palavra fosse melhor, e mais rica. Nessa época, o irmão que ensinava assim era chamado de "frio", cheio de "gia", por que ele mesmo não tinha esse conhecimento, e se defendiam para pregar suas mensagens sem base bíblica.
A ironia marcante de hoje é que no Templo Central, a sede, de onde saem os costumes e a moda assembleiana, existe vários monitores de TV'S pendurados nas paredes.Graças a IAVÉ, e à visão abrangente do pastor Aílton, vamos ser honestos. Onde estão agora aqueles que vociferavam contra a TV? Onde estão os profetas ingênuos para denunciarem esse "pecado?" É preciso ler mais a Bíblia para  não ser levado em volta por toda vento de doutrina, segundo diz Paulo aos Efésios. E muitas vezes isso aconteceu. Fico pensando nisso tudo, na "contradição" que é. Que grande ironia! Quer dizer que agora TV não é mais pecado? Mas não era um pecado grave, a ponto de tirar o crente do Céu?E desde quando pecado tem tempo determinado?  Isso é um aviso para não sermos fanáticos. Devemos ter os pés no chão, e a visão no Céu.
Por isso, quem vê hoje a RBC1, fica espantado com o profissionalismo cada vez marcante do Canal 14 e das rádios; programações inteligentes, filmes razoáveis, reportagens interessantes também, e programas infantis não tão bons, mas que são melhores que as programações de outras TV's. Viram que aquelas conversas frouxas sobre ser pecado assistir programas, eram coisas sem fundamento. Hoje, a televisão é algo bom por que temos uma, mas até não termos, era errado isso! É incrível como se muda de ideia de acordo com as circunstâncias! Será que isso não é ser manipulável? Penso que o povo deveria ser mais maduro, que ensinassem a verdade, e não colocassem os costumes e heresias como coisas certas.Costumes são palhas, doutrinas são rochas. Sim, pois essa "doutrina" era uma heresia da braba!
Mas ainda bem que essa ferramenta está sendo usada para a glória de Deus, que capacitou a igreja a ter uma TV, e programas de qualidade, tendo uma boa audiência. Deus está sendo glorificado na Rede Brasil! Isso deixa o povo alegre, tendo uma TV que passa programas aos quais não precisam ter medo de assitir com a família. Boa visão do pastor presidente. 
Ainda bem que não precisamos mais acreditar nisso, que é pecado ter TV em casa, estamos mais maduros, penso. Muitas coisas que eram pecados certos, "provado" pela Bíblia, agora deixou de ser. O povo está mais livre.Espero que não mude para pior.
Nisso tudo, o bom é que sabemos como usar essa ferramenta. O povo evangélico agora tem uma voz, e não precisamos mendigar nas outras TV's. O tempo da ingenuidade acabou, agora estamos crescendo no conhecimento, mas precisamos ainda melhorar e pensar sozinhos. A Bíblia abre a mente, mas muitas vezes querem tirar isso de nós.
Que isso seja perene, e que, no futuro, não fiquemos mais à mercê dos que pensam por nós, mais que pensemos também, tenhamos autonomia, como os irmãos bereianos, que examinavam tudo, para ver se o que os apóstolos diziam era verdade (Atos 17.10,11). Assim, não precisaremos voltar atrás em tudo que falarmos.
Deus abençoe a Rede Brasil!