domingo, 16 de fevereiro de 2014

A LETRA E A POESIA DE JAIR SANTOS

Jair Santos é um dos maiores cantores da igreja evangélica de Pernambuco, quiçá do Brasil. Canta hinos com base bíblica e teológica. Começou sua carreira como levita, sim, levita, pois os que agora existem não o são,em sua maior parte, mais são artistas gospel. Levita vai além disso, é alguém que santifica Deus em sua vida e em suas ações, canta, não para se apresentar, nem só para vender discos, mas acima de tudo, buscam a glória de Deus.O irmão Jair se encaixa nisso.


Passou a maior parte de sua vida em Camaragibe, é de lá, e desde a infância louva a Deus.Nos anos oitenta,e noventa, quando ainda era vivo seu pai, ele saía por todo o estado de Pernambuco cantando a Deus, cantando hinos maravilhosos como "A mão de Deus", "Gloriosa Expectativa", e "Meu Cristo", hinos de uma qualidade muito grande. Ele era muito falado, todo mundo gostava de suas interpretações,pelo menos onde eu morei todos falavam bem dele, e Deus fez faz  uma grande obra em sua vida. Enfelizmente, estava afastado da igreja quando ele cantava seus belos hinos nesse tempo.
A maioria do hinos cantados por ele é de seu pai,Joel Barros, um dos maiores compositores evangélicos brasileiro. Por isso, a letra tão inspirada, como o hino "Gloriosa Expectativa:

"Gloriosa expectativa
A igreja está viva,
Aguardando o momento
Em que Cristo há de aparecer.
Os mortos em Cristo hão de ressuscitar
Completando a igreja;
todos transformados sem que o mundo veja
Voaremos para além do véu.
Transporemos os umbrais celestes
Em grande alegria,
E eternamente a partir desse dia
Estaremos com Cristo no céu."

Vejam a poesia da letra, a musicalidade  dela. Que qualidade! Aponta para a vida de Cristo, a esperança da igreja, que Cristo venha logo! Gosto muito das rimas desse poema, e rimas ricas, verbos combinando com substantivos, tudo bem feito. Além de belo, teológico.

"A mão de Deus" é outra letra linda de Jair; me parece que o hino é de seu pai, Joel Barros, que já está na glória. 

 "A mão de Deus, a mão de Deus, 
Vai operar, vai operar, 
A mão de Deus vai operar
E a vitória certa será."


(...)

Esse é o coro, e as estrofes falavam de Sansão, Gideão,   entre outro. Havia um pregador daqui de Recife, da Assembléia, que todas as vezes que ia pregar, cantava esse hino, e a igreja "pegava fogo". Gostava muito de ouvir ele, e ouvia várias vezes. O hino é bem ritmado, poético, e lindo demais!
Outro, antigo também, muito bonito, é o hino "O Aspecto de Cristo", baseado em Apocalipse 1, onde João vê Jesus numa teofania e numa glória terrível. É para ouvir e não parar mais. Vale apena ser levita. Glória a Deus!

"João viu Jesus em meio aos castiçais
Tendo à sua destra sete estrelas..."

(...)

"Profeta, sacerdote, rei, juiz,
Jesus o  nosso salvador.
Essas qualidades seu aspecto comprovou
Quando a joão se revelou."

Hino mais teológico do que esse não vi! Palavra por palavra, ele fala da visão celestial, e o assombro de João. É a Bíblia cantada mesmo, esse hino!
Desses mais novos, gosto de todos também; aliás, é difícil não gostar dos hinos desse cantor, pela graça de Deus derramada nele:

"Ao compor, poderia escrever sobre mim,
 Das virtudes que tenho e assim
Massagear o meu ego falaz;
Escrever o que fiz e o que posso fazer,
Exaltando o meu próprio ser,
Mas não dá, sou pequeno demais!"

(...)

Vejam que beleza de letra! Aqui o "eu" poético tem consciência de que não é ninguém sem Deus, e  que Deus é o único que tem direito a ser adorado como grande, pois Ele o É.  Isaías 43.13 fala bem isso: "Ainda antes que exitisse dia, EU SOU; NO GREGO, NA SEPTUAGINTA: EGO EIMI.   O que interessa a ele é dizer que Deus é o único que deve ser exaltado, e ninguém mais pode, pois é frágil e NÃO TEM PODER EM SI MESMO, SÓ DEUS.
Mas o côro tem algo mais a dizer sobre isso:

" Grande é Deus, no meu hino quero exaltar
 De sua glória escrever e falar
 Grande é Deus, grande é Deus, grande é Deus!
 Pois me amou e minh'alma comprou,
 em Jesus a minh'alma lavou,
 Eu só posso cantar grande é Deus!"

Aqui se revela a consciência do adorador, sabendo que IAVÉ é grande e merece, sozinho, a adoração daqueles que têm consciência de seu poder e de sua majestade. A mente do adorador está impregnada disso, não há mais dúvida nele, pois só quer exaltar ao Senhor.
Isso sim, é letra de um hino para Deus! Levita canta isso, e não esses hinos vazios que escutamos, precisando de um jabá para tocar nas rádios, puramente comerciais, sem nenhum compromisso com Deus. Ritmos pobres, letras paupérrimas, evocando o que há  de mais perfido e feio no ser humano, apologia à vingança.
O hino "Provado por Deus", tem servido de consolo para muita gente, além de exaltar a Deus. A letra de exortação e consolação, fazem muito bem para aqueles que estão passando por momentos de angústias além do normal, mas que, firmes em Deus, conseguirão vencer:

"Provado por Deus
O crente se humilha e é humilhado;
Até por seus irmãos é rejeitado,
Mas isso é prova de Deus.
Provado por Deus,
O Crente chora tão amargurado,
E somente Deus ao seu lado
contempla sua grande dor."

gosto de ouvir o côro:

Provado por Deus
o crente ora gemendo,
E su'alma dizendo:
'isso é prova de Deus'.

Nada mais verdadeiro. que linda letra! Que elogio a Deus! Todo crente que quer viver em Cristo, com sinceridade, sabe o que é isso. Há provas tão humilhantes, que se pensa que Deus não está com o crente, mas, como diz o hino, Deus está a seu lado e o conforta. E, então, o hino segue falando de várias experiencias relacionadas com isso, e Jó não fica de fora, como um bom exemplo. Amei esse hino pelas palavras tão consoladoras. Deus está presente com quem sofre para e com Ele.
E, para terminar, o hino "Introdução ao Milênio", que traz a marca de Jair, que é cantar hinos escatológicos e descrever, com detalhes, sobre o final do tempos, quando Cristo vier buscar a igreja:

Em breve a igreja chegará ao céu
Enquanto este mundo ficará ao léu;
Os salvos, com Jesus hão estar em gozo,
Em corpos redimidos, imortais, gloriosos,
A esperar a hora em que Jesus, triunfante,
Regressará à terra em glória esplendente.
A igreja redimida O acompanhará
No grande dia da vitória!
Em glória desceremos com o Rei
Que vem para livrar a Israel
Do grande opresso do Armagedom
E um grande julgamento efetuar
Nações se prostrarão e a adorarão
Ao Senhor dos senhores e Reis dos reis
Que no cavalo branco descerá para reinar aqui.

Vejam o conhecimento teológico do irmão, o autor do hino! Fala tudo conforme a Bíblia. Impressionante isso. É uma aula de Escatologia Bíblica, esse hino de Jair. Glória a Deus. E ele segue a linha que a Assembléia segue, a pré-tribulacionista, onde diz que a igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação.Os pos- tribulacionistas dizem que passaremos poe ela, mas Paulo diz em sua carta aos Tessalonicenses que "Deus nos livrará da ira futura." Se alguns querem passar, que passem sozinhos, pois eu tô fora! Amém. Vou parando aqui, não pretendo ficar descrevendo e comentando cada hino de Jair, pois é vasto, e minha capacidade é pouca. Só espero que alguém goste disso, e que sirva para o enriquecimento, de alguma forma. Que a mão de Deus nos socorra, pois ele é Grande; que sua graça nos dê sempre essa gloriosa expectativa.