quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A REDE BRASIL, AS CANÇÕES, E O MAR


Não é por não gostar dos clips evangélicos do Canal 14,  que escrevo, como se eu não quisesse ver eles, pois gosto deles,  ao contrário do que possa parecer aqui; são louvores a Deus, pelo que a gente vê.
O que me chama a atenção,como telespectador que sou,  é que muitos deles são sempre feitos na praia. O mar sempre está  presente nesses clips,não sei que fascínio é esse por ele. Talvez tenham fascínio, quem sabe,  por que foi um mar que Deus abriu para seu povo passar, ou que, na Bíblia, o mar é sempre símbolo dos povos e grandes dificuldades, como no Salmo 2, e em  Apocalipse, onde João escreve que a "besta saiu do mar", indicando as nações. O mar é mesmo bastante  presente na Bíblia, e misterioso, por isso, o fascínio que exerce. Mas o problema, às vezes, é que o ambiente do mar não combina com o tema e a letra da música.
Até agora só um clip foi "bem feito", dentro da temática da música. A irmã Mira Mical, com "C" e não com "K". Ela fez dois clips, um no Coliseu, e o outro, em Veneza. O Coliseu lembra mesmo as lutas dos cristãos, a perseguição, as feras, e tudo o mais que aconteceu por lá. É preciso uma boa quantia de dinheiro para fazer um clip desse, em um país da Europa. A irmã Mira deve ter contratado uma empresa de filmagem na Itália. Tem bom gosto.
Parece-me que ela não tem esse fascínio pelo mar, a não ser o rio de Veneza, mas aí é diferente, foi num barco. Já os outros cantores fazem o clip à beira mar, talvez como disse acima, pela beleza, fala do poder de Deus. Mas deve ter outro motivo,pois a terra também é de Deus, fez tudo, o vento, e outras coisas. Deve ter um bom motivo além desse. Vai ver a falta de dinheiro também, pois um clip deve ser caro, pagar tudo não é fácil mesmo.
Que bom que temos coisas boas para assistir na TV, coisas de qualidade e tudo o mais. É preciso notar que essa coisa de clipe é algo incipiente ainda no meio evangélico, principalmente a nossa TV aqui. Acho que, com o tempo, vai melhorar bastante
Essa rede de tv veio para ser uma luz e um manjar apetecível na vida dos evangélicos de Pernambuco, para o crescimento de todos.